Você não é fraco. Você só aprendeu a reprimir suas emoções.
Publicado por: Lucas Tavares - 22/04/2025
Publicado por: Lucas Tavares - 22/04/2025
Quantas vezes você já se sentiu sobrecarregado emocionalmente, mas se obrigou a continuar como se nada estivesse acontecendo? Talvez você tenha aprendido, desde cedo, que demonstrar sentimentos é sinal de fraqueza. Que chorar é coisa de gente fraca, que expressar tristeza ou medo não é aceitável. Se identificou? Pois saiba: isso não significa que você é fraco. Significa que você aprendeu a reprimir suas emoções como uma forma de sobrevivência emocional.
Neste artigo, vamos falar sobre como esse padrão se forma, quais são suas consequências e como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pode ajudar você a recuperar sua liberdade emocional.
O que significa reprimir emoções? Reprimir emoções é ignorar, negar ou tentar controlar sentimentos que naturalmente fazem parte da experiência humana. Pessoas que reprimem emoções geralmente foram ensinadas a "serem fortes", "não demonstrarem fraqueza" ou "controlarem tudo". Isso pode vir de uma família emocionalmente distante, de relações traumáticas ou de uma cultura que valoriza a racionalidade em detrimento da vulnerabilidade.
Com o tempo, esse padrão se torna automático. O medo de ser julgado, rejeitado ou de perder o controle leva a pessoa a silenciar aquilo que sente.
Quais são as consequências de reprimir emoções? Reprimir emoções não faz com que elas desapareçam. Pelo contrário: elas se acumulam e se manifestam de formas indiretas, como:
Crises de ansiedade ou pânico
Irritabilidade constante
Sensacão de vazio
Desconexão emocional com outras pessoas
Problemas físicos, como tensão muscular, dores no estômago ou insônia
Dificuldade em tomar decisões baseadas em seus sentimentos reais
Muitas pessoas que vivem nesse ciclo sentem que estão sempre no modo de sobrevivência, lutando para manter as aparências, enquanto se sentem emocionalmente exaustas por dentro.
O papel da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) A TCC é uma abordagem psicológica baseada em evidências que ajuda você a identificar, compreender e transformar padrões de pensamento e comportamento que estão te prejudicando.
No caso da repressão emocional, a TCC trabalha com:
Identificação de crenças disfuncionais, como: "demonstrar emoção é fraqueza" ou "não posso incomodar os outros com meus sentimentos"
Reconhecimento e nomeação de emoções: aprender a perceber o que está sentindo no corpo e na mente
Exposição emocional gradual: aprender a expressar sentimentos em ambientes seguros e com pessoas confiáveis
Treinamento de habilidades emocionais: como lidar com a raiva, frustração, tristeza e medo sem se anular ou explodir
Esse processo não acontece de um dia para o outro, mas é extremamente libertador.
Você não é fraco. Você é humano. Reprimir emoções foi uma estratégia que você desenvolveu para se proteger em algum momento da vida. Mas agora talvez ela esteja te impedindo de viver de forma mais leve, conectada e verdadeira.
Se você se identificou com esse texto, saiba que você não precisa continuar sozinho nesse processo. Buscar psicoterapia é um ato de coragem e cuidado com você mesmo.
Psicólogo em Divinópolis | Lucas Tavares Atendo com foco em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e Terapia do Esquema, oferecendo um espaço acolhedor para você aprender a lidar com suas emoções, superar bloqueios e desenvolver um relacionamento mais saudável consigo mesmo.
Agende sua sessão pelo WhatsApp: (37) 98402-3302 Endereço: R. Minas Gerais, 374 - Centro, Divinópolis - MG
Lucas Tavares
Psicólogo Clínico & Terapeuta Cognitivo-Comportamental.
Escrevo para ajudar pessoas a transformarem suas vidas e encontrarem suas melhores versões.